Dicas de Conservação

Algumas peças têm um significado especial e todas as dicas são úteis para que durem muito tempo.

Ao usar!

Bijutaria -
Antes de usar qualquer peça teste os fechos, para garantir que não as vai perder.
Depois de colocar perfumes, cremes, óleos, cosméticos e afins, espere uns minutos antes de colocar a sua bijutaria para deixar que a pele os absorva. O contacto destes produtos com a bijutaria deixam-na sem brilho e podem estragar o banho dos metais.
Evite tomar banho, lavar as mãos, ir à piscina ou à praia com a bijutaria principalmente se esta tiver Strass pois pode descolar e perder-se. Evite também o contacto com a areia, produtos de limpeza e produtos químicos. Tenha cuidado com os produtos para cabelo como tintas e produtos de alisamento que mancham as peças, o que pode acontecer mesmo com o cabelo seco.
Evite dormir com as peças, pode magoar-se e danificar a sua bijutaria.
Se usar anéis com penduricalhos ou mais delicados, tenha atenção ao levar as mãos aos bolsos, ao vestir casacos e tenha atenção ao tipo de tarefas que desempenha com as mãos.
Evite desenvolver atividades que possam, à partida, colocar em risco a sua bijutaria, como atividades domésticas, carregar pesos, praticar desporto, jardinagem, natação…

Malas, carteiras e afins -
Não exceda a sua capacidade e respeite as limitações de resistência. Algumas peças podem desbotar, tenha atenção ao contacto com roupas e sofás de cor clara.
Evite o contacto com perfumes pois podem manchar e deixar a peça com cheiro.
Evite o contacto prolongado com água e fontes calor, porque as peças podem perder a forma original e também ficar com manchas e vincos irreparáveis.

Ao limpar!

Bijutaria -
Limpe a sua bijutaria periodicamente. Para a limpar nada melhor que uma flanela limpa pratas; não use em caso algum produtos abrasivos/corrosivos para limpeza de metais (pois não são próprios para o efeito e será “pior a emenda que o soneto”), nem esponjas húmidas. Evite também colocá-las de molho com produtos domésticos.

Malas, carteiras e afins -
Se tiver possibilidade aplique um impermeabilizante em spray para tecidos, à venda em lavandarias, sapatarias, supermercados; a sua peça pode não ficar completamente impermeável mas permitirá que atue a tempo de evitar manchas complicadas.
Qualquer que seja o tipo de limpeza, que escolha, convém primeiramente testar numa zona pouco visível da peça!
Atenção! Em artigos com alças ou aplicações de pele, madeira, materiais naturais ou de cores que possam tingir, fazer limpeza manual e localizada.
Em pequenas limpezas localizadas use toalhetes húmidos.
A sua limpeza deve ser localizada e/ou à mão. Em manchas complicadas recorra a especialistas, opte por limpeza a seco evitando produtos agressivos.

Tecido - Lavar preferencialmente à mão, tendo em atenção os forros que convém puxar para fora para que não tinjam o exterior.
Caso tenha várias cores que possam tingir convém que a limpeza seja localizada.
Secar à sombra em base plana; se pendurar corre risco de deformar com o peso. No final de seco puxe o tecido para dar forma pois pode estreitar um pouco.

Feltro e Alcatifa - Lavar à mão com água fria e lava lãs ou champô, pressionando apenas sem nunca friccionar, torcer ou espremer!
Remova todos os vestígios de detergente, adicionando à água da última lavagem um pouco de vinagre.
Secar à sombra. Não guarde ainda húmido para evitar manchas de bolor. Limpe poeiras com um pano seco; nunca use escova, porque levanta o pelo do feltro.
Para tratar borbotos retire-os cortando com uma tesoura ou gilete e tratar com vapor com um ferro de engomar.

Malhas - Lavar de preferência à mão, não torcer.
Se lavar na máquina, coloque a peça dentro de um saco de rede, lave no programa delicado, evite temperaturas e centrifugações altas.
Seque à sombra em base plana, evite pendurar porque pode deformar com o peso enquanto molhada.


Ao guardar!

Bijutaria -
Feche sempre, os fios, colares, gargantilhas e pulseiras, para evitar que embaracem e rebentem.
Evite sobrepor os brincos, pois corre o risco de embaraço e no caso dos brincos de espigão estes podem estragar/partir (o espigão) com o peso exercido sobre eles.
Substitua os travões dos brincos que não segurem bem pois arrisca-se a perder os travões e os brincos.
Guarde cada peça separadamente, sempre que possível em caixinhas ou saquetas (de preferência de veludo que é mais suave e não risca), onde ficam mais protegidas de riscos, oxidação, embaraço entre peças, quebras, etc. Pode colocar um pedaço de giz escolar branco no estojo ou porta-joias para absorver a humidade e evita que as peças escureçam ou fiquem baças.

Malas, carteiras e afins -
Envolva com tecido ou saco de plástico, para evitar que ganhem pó. Se possível, guarde junto um saquinho de sílica, giz ou arroz, para absorver qualquer humidade que possa aparecer.
Não guardar ainda húmido para evitar manchas de bolor.


Atenção! Evite...
Deixar a bijutaria muito tempo junto a lâmpadas, pois os metais oxidam mais rapidamente e os tecidos descoloram.
Deixar cair a sua bijutaria porque esta pode amolgar, vincar, partir, sofrer danos irreversíveis.
Deixar a sua bijutaria ao alcance das crianças e amiguinhos de quatro patas.
Tenha reticências em emprestar os seus acessórios, pois, não saberá se virão em iguais condições; assim preserva os seus acessórios e a também amizade.